Inteligência emocional e aprendizagem.

Inteligência emocional e aprendizagem

Por Daniela Magno - Vice-diretora pedagógica

“Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez, desafiou um mestre Zen a explicar os conceitos de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo.

  • Não passas de um bruto…não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia!

Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou:

  • Eu poderia te matar por tua impertinência!

  • Isso - respondeu calmamente o monge - é o inferno.

Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo o monge a revelação.

  • E isso - disse o monge- é o céu.

A súbita consciência do samurai sobre seu estado de agitação ilustra a crucial diferença entre alguém ser possuído por um sentimento e tomar consciência de que está sendo arrebatado por ele. A recomendação de Sócrates - “Conhece-te a ti mesmo” - é  a pedra de toque da inteligência emocional: a consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem.”

Este é um trecho do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Quando falamos de inteligência emocional, logo vem à mente que devemos ter o controle de nossas emoções.

Lidamos com as emoções o tempo todo, elas fazem parte de quem somos e do nosso dia a dia. 

Ter Inteligência Emocional não significa que devemos ter a capacidade de controlar nossas emoções, mas significa ter a capacidade de conhecer nossas emoções e as emoções dos outros e como nos comportamos diante delas. 

É sermos capazes de entender nossos processos emocionais e o processo emocional das outras pessoas. 

E o que são emoções? Basicamente, emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. A exemplo quando vemos algo que nos causa medo, a resposta imediata ao medo é correr ou paralisar. 

Mas o que a Inteligência emocional impacta na aprendizagem?

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, tudo que se aprende é importante, é necessário, mas não é necessariamente suficiente para o verdadeiro sucesso. 

Conhecemos vários indivíduos com Q.I (quociente de inteligência) elevado, porém com poucas habilidades emocionais desenvolvidas, o que impede ter sucesso em seus relacionamentos, em seu projeto de vida e em sua aprendizagem. Afinal, vivemos em sociedade!

Enfrentamos alguns desafios na aprendizagem, quando não são trabalhadas as habilidades emocionais, como o alto nível de estresse e a falta de atenção.

O estresse prejudica o bem-estar e as funções cognitivas, além de afetar a concentração, o foco e a memória. 

Diante disto, o que devemos fazer para que as habilidades emocionais sejam bem desenvolvidas em nossas crianças? 

É papel não só das escolas, mas também dos pais, segundo Daniel Goleman, auxiliar as crianças a aperfeiçoar suas habilidades de autoconsciência e confiança, a conhecer suas emoções e as emoções das outras pessoas, aumentando sua empatia, e isso resultará não só numa melhora de comportamento, mas em uma melhoria considerável no desempenho acadêmico. 

Aqui no Colégio Helios, promovemos a união de mente e emoção em sala de aula, desenvolvendo as habilidades emocionais e cognitivas em conjunto. Porém, a primeira oportunidade para moldar as habilidades para Inteligência Emocional ocorre nos primeiros anos de vida, no qual as crianças recebem dos pais ensinamentos emocionais que levarão para suas vidas. Embora essas aptidões continuem a se formar na escola, o aprendizado emocional dos primeiros anos de vida se torna um alicerce essencial para o restante dos ensinamentos na vida da criança. 

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