Hábito 7 - Afine o seu Instrumento, o equilíbrio é melhor!
Por Carolina Prado - Coordenadora Pedagógica.
“O Hábito 7 tem a ver com preservar e aprimorar seu bem mais precioso - Você mesmo. É alimentar a gansa dos ovos de ouro, ou seja, a essência da eficácia.”
“A hora que você investir na vitória particular diária, afetará cada decisão, cada relacionamento e melhorará expressivamente a qualidade e a eficácia de todas as outras horas do dia.” Stephen R. Covey
No dicionário, afinar significa ajustar, pôr em harmonia com a altura ou frequência convencionada. A afinação é o processo que existe na música para deixar os sons das notas dentro da frequência certa para cada uma.
Em uma orquestra, todos os instrumentos precisam estar afinados e na mesma frequência para que a música soe harmoniosamente e seja agradável aos seus ouvintes.
O ser humano é composto por quatro dimensões: Corpo, Coração, Mente e Espírito. Cada dimensão precisa ser continuamente renovada para continuar em equilíbrio. Se um for negligenciado, prejudicará os outros três. Da mesma forma, se cada hábito for alimentado, os outros florescerão.
O Hábito 7 circunda todos os demais e os torna possíveis, por isso é tão importante olharmos com afinco para ele.
Como está o seu instrumento? Você tem olhado para si próprio? Tem tirado um tempo para cuidar de você e fazer aquilo que lhe deixa em harmonia consigo mesmo e consequentemente com os outros?
Temos um paradigma que nos envolve que é “Estou ocupado demais hoje para reservar um tempo para mim”. É comum olharmos à nossa volta e não encontrarmos espaço para cuidarmos de nós mesmos.
Queremos cuidar do cônjuge, dos filhos, do trabalho, dos estudos, da vida financeira e inúmeras coisas que permeiam a nossa vida diária, todavia quase nunca olhamos para nós mesmos. Raramente investimos em tempo de qualidade para o ser mais importante da nossa vida, o nosso “Eu.”
Steven Covey nos mostra que reservar um tempo para nós todos os dias, nos dá forças para fazer tudo o que precisa ser feito. Este ato é alcançar a vitória particular diária tão necessária para um bom desempenho nas nossas outras funções.
Para iniciar é importante realizarmos algumas ações:
Cuide do seu corpo: Reduza o estresse, tenha uma rotina de exercícios, inclua vegetais, frutas e fibras na sua alimentação, tenha uma rotina de sono eficaz e estabeleça objetivos de saúde e boa forma;
Cuide de sua mente: Tenha um hobby que lhe ofereça prazer em realizar, examine seus paradigmas, e colecione citações que o inspirem e lhe estimule a pensar e refletir sobre diversos temas cotidianos;
Cuide de seu coração: Valorize as diferenças individuais e busque oportunidades para criar sinergia, aumente seu círculo de amizades, alavanque fortalezas, perdoe a si mesmo e aos que te magoaram;
Cuide do seu espírito: Aprecie e aproveite a natureza, ouça músicas revigorantes e inspiradoras, sirva à família, à comunidade e seja fiel às suas prioridades e valores profundos.
É certo que você precisará vencer obstáculos para alcançar a sua vitória particular diária. Entretanto, segundo a Neurociência, tirar um tempo para si é um exercício que todos nós devemos praticar e que vai se tornando melhor e mais eficiente com o tempo.
O que estou dizendo aqui não é para que você deixe suas obrigações e faça somente o que lhe dá prazer. Temos diversas obrigações, prazos, metas e afazeres, todavia precisamos desenvolvê-las com responsabilidade e planejamento para que nos sobre tempo para analisarmos as coisas com calma e consigamos afinar o nosso instrumento. É de suma importância que tenhamos um período para olharmos para nós e assim afinarmos cada nota que ressoaremos para todos e tudo em nossa vida. Que seu som ecoe unissonamente pelo curso de toda a sua jornada!