HÁBITO 4 – Pense GANHA-GANHA
Por Sabrina Sakurata - Prof. de Ciências
No Programa Líder em Mim, cada um dos 7 hábitos baseia-se nos princípios de eficácia, em paradigmas alinhados aos princípios e em práticas que levam a resultados eficazes.
Hoje, falarei um pouco sobre o hábito 4: Pense Ganha-Ganha, o hábito do benefício mútuo, justiça e abundância.
No paradigma comum é costume ser apresentado que a quantidade é limitada e, quanto mais você conseguir, menos sobrará para mim. Mas quando falamos dos 7 hábitos de pessoas altamente eficazes, concluímos que um paradigma altamente eficaz nos apresenta que existe o bastante para todos, e ainda sobra.
O hábito pense ganha-ganha, considera a resolução de conflitos como uma oportunidade para se chegar a um resultado benéfico, mútuo e incluindo a identificação das preocupações de cada lado, com a intenção de encontrar uma alternativa que atenda às necessidades de todos.
A proposta de desenvolvermos o hábito ganha-ganha consiste em gerarmos confiança e empatia, alimentando situações positivas duradouras e com credibilidade. Ao desenvolvermos esse hábito, entendemos primeiro o outro lado para depois sermos entendidos para enfim chegarmos a um acordo que ambos saiam vencedores, felizes e realizados, encontrando soluções que funcionem para ambas as partes, afinal, o que você quer é tão importante quanto o que eu quero.
Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” define que para realmente mudar a sua vida, é preciso mudar “de dentro para fora”.
Para ocorrer essa mudança é necessário deixar práticas comuns como: comparar, competir, se sentir ameaçado pelo sucesso dos outros, ser insensível às necessidades e desejos alheios ou renunciar às suas próprias necessidades para atender as demandas do próximo.
Para começarmos a desenvolver práticas altamente eficazes precisamos:
Ter a mentalidade da abundância;
Equilibrar coragem e consideração;
Considerar os ganhos de outras pessoas, além dos seus;
Criar acordos Ganha-Ganha.
Covey comenta que a vida não é uma competição e todos podem sair ganhando em muitas situações, por meio de um esforço conjunto, ou seja, a palavra-chave nesse hábito é Cooperação.
“Pensar ganha-ganha é usar o coração e a mente na busca constante do benefício mútuo, em todas as interações humanas. O ganha-ganha baseia-se no paradigma de que o sol nasceu para todos - que o sucesso de uma pessoa não é alcançado à custa do fracasso de outra” Stephen R. Covey.