Celular em sala de aula: mocinho ou vilão?

Por Juliana Lima - Vice-Diretora Administrativa - Com participação da Penso Tecnologia.

Ultimamente
temos visto notícias de que alguns países proibiram o uso de celulares em sala de aula. Os motivos estariam relacionados ao impacto negativo que esses dispositivos podem ter no ambiente de aprendizado, como por exemplo a distração dos estudantes com jogos, redes sociais e mensagens de texto; prática de cyberbullying teoricamente facilitada; queda no desenvolvimento acadêmico por promover pesquisas rápidas ao invés de estudos aprofundados; e até mesmo por questões de segurança e privacidade, podendo expor professores e colegas de maneira inadequada.

Este, no entanto, não nos parece ser o entendimento mais razoável. Afinal, seria razoável proibir nossos filhos de correr por medo de que tropecem, ou seria melhor permitir que eles corram com a nossa supervisão e orientação, para que possam praticar e aprender a correr sem cair?

Não é à toa que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere ao desenvolvimento de competências gerais e habilidades essenciais para o século XXI, enfatiza a importância de uma educação que prepare os estudantes para a vida em uma sociedade altamente digitalizada e interconectada.

Nesse sentido, aqui no Colégio Helios, entendemos que os estudantes devem aprender a utilizar tecnologias digitais de forma responsável e consciente, sendo capazes de resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. O uso do celular pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver essa competência, permitindo que os alunos acessem conteúdos educacionais, colaborem em projetos, pesquisem informações e utilizem aplicativos educacionais que promovem a aprendizagem ativa e personalizada.

Além disso, através de seus smartphones, os estudantes podem utilizar diferentes linguagens (verbal, visual, sonora, digital) para expressar e partilhar informações, experiências, ideias, opiniões, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo, isso tudo através de uma variedade de mídias e plataformas digitais para se comunicar, criar e compartilhar conteúdo, promovendo a expressão individual e o trabalho em grupo.

Num mundo altamente conectado e digitalizado, o uso consciente dessas ferramentas pode contribuir para o desenvolvimento de uma projeto de vida, incluindo o uso de tecnologias para a resolução de problemas e a inovação, através do planejamento de projetos, desenvolvimento de habilidades empreendedoras, criação de portfólios digitais e outras atividades que incentivem os alunos a planejar e refletir sobre suas carreiras futuras.

A BNCC destaca ainda a importância de o aluno saber atuar com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, e determinação para tomar decisões e fazer escolhas com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. O celular, quando utilizado de forma ética e consciente, pode ajudar os alunos a entenderem seu papel como cidadãos digitais, promovendo um uso responsável da tecnologia.

Assim, entendemos que utilizar o celular como ferramenta pedagógica em sala de aula pode trazer diversos benefícios, promovendo um aprendizado mais dinâmico, interativo e personalizado. O uso consciente e orientado desses dispositivos pode transformar a maneira como os alunos absorvem e aplicam o conhecimento, tornando a educação mais acessível e conectada ao mundo real.

Como vimos, não há dúvidas de que o celular pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado a ser utilizado no ambiente escolar na atualidade. Mas talvez você esteja se perguntando: e as questões relativas à segurança do ambiente virtual? Meu filho pode usar celular livremente no ambiente escolar? Como saberei se ele está sendo exposto a algum risco, compartilhando informações indevidas ou acessando conteúdos inadequados?

Bem, aqui no Colégio Helios temos procedimentos e mecanismos de segurança muito bem estabelecidos para que os celulares possam ser utilizados pelos alunos de maneira segura, responsável e consciente.

Primeiramente, nosso regimento escolar prevê que o uso desses dispositivos é permitido nas dependências do colégio para alunos a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, longe da primeira infância, quando o uso de telas é desaconselhado, e quando as crianças já começam a ter certa autonomia, discernimento e responsabilidade sobre o aparelho. Além disso, em sala de aula, seu uso é permitido somente para fins pedagógicos, quando solicitado e mediante a supervisão do professor.

Mas não é só isso. No Colégio Helios, dispomos acesso à internet através de rede wi-fi em todos os ambientes, e contamos com um robusto suporte de Tecnologia da Informação prestado pela Penso Tecnologia, empresa com vasta experiência no setor de tecnologia, e que através de mecanismos robustos, garante a segurança de todos os nossos alunos no ambiente virtual disponibilizado pela escola.
O acesso à internet de todos os nossos alunos e colaboradores é protegido por um Firewall, que nos protege contra ameaças e garante que apenas o que é seguro ou permitido consiga entrar ou sair, mantendo nossa  rede mais segura e protegida contra ataques e invasões, bem como ao acesso a conteúdos inadequados. O Firewall é como o porteiro da casa, responsável por vigiar todas as entradas e saídas. Ele decide quem pode entrar e sair, baseado em regras que ele tem. Se alguém desconhecido ou suspeito tentar entrar, o firewall pode bloquear essa pessoa para proteger a casa. Da mesma forma, ele também pode impedir que algo perigoso de dentro da casa saia sem permissão.

Cada aluno possui suas próprias credenciais de acesso para utilização da rede wi-fi, para garantir a segurança e a individualidade das contas. Isso permite o controle de quem acessa a rede, protege dados pessoais e acadêmicos, e possibilita o monitoramento adequado de atividades online, assegurando a conformidade com políticas de segurança.

Os dados de acesso dos alunos são registrados e monitorados, nos termos da lei, através de sistemas de autenticação e logs de acesso. Esses sistemas rastreiam quando e como os alunos utilizam a rede, permitindo a identificação de padrões de uso e a detecção de atividades suspeitas. Isso é essencial para manter a segurança da rede e proteger as informações.

Nossa rede de wi-fi possui medidas de proteção como criptografia, autenticação forte e controle de acesso, para garantir que apenas usuários autorizados possam se conectar. Dessa forma, viabilizamos aos nossos alunos o acesso a uma rede de wi-fi segura e em conformidade com a legislação vigente.

Garantida, então, a segurança de nossos alunos no ambiente virtual quando nas dependências da escola, os professores podem, em sala de aula, tranquilamente utilizar o celular como uma ferramenta pedagógica para orientar, conscientizar e desenvolver todas aquelas competências mencionadas anteriormente, preparando nossos alunos para o mundo digital de forma segura e responsável.

E fazemos isso de maneira interdisciplinar, promovendo discussões em sala de aula sobre os benefícios e riscos das redes sociais, abordando temas como privacidade, cyberbullying, manipulação de informações, e a importância de verificar a veracidade das fontes; criação de conteúdos focando em mensagens positivas e construtivas, ajudando a desenvolver a responsabilidade e a consciência sobre o impacto de suas ações online; ensinando sobre configurações de privacidade nas redes sociais e a importância de proteger informações pessoais; abordando práticas básicas de segurança, como criar senhas fortes e reconhecer tentativas de phishing.

Discutimos também o impacto do uso excessivo das redes sociais na saúde mental e física e a importância de equilibrar o tempo online com atividades offline; questões éticas, como plágio, direitos autorais, e o respeito pelos outros nas interações online, abordando inclusive as consequências do uso irresponsável das redes sociais, para que os alunos compreendam a seriedade do tema, tudo de maneira adequada à cada faixa etária.

Enfim, no Colégio Helios entendemos que não podemos ficar alheios aos avanços tecnológicos e sua presença no cotidiano das pessoas. Por isso, fazemos uso das ferramentas tecnológicas em nosso dia a dia, buscando conscientizar nossos alunos sobre seu uso de maneira responsável, de acordo com nossos propósitos institucionais: educar com qualidade, acolhimento e segurança, contribuindo para a formação de cidadãos dotados de senso crítico e socialmente responsáveis.


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